Cervejando: Cervejarias interrompem produção e doam cilindros de oxigênio a hospital
Por Monali Bassoli*
Após um pedido de socorro numa rede social, as cervejarias Insana, Formosa e SchafBier do sudoeste do Paraná, decidiram interromper parte de suas produções por uma causa nobre: elas doaram cilindros para envasar oxigênio, insumo que está com alta demanda para tratar pacientes que contraíram covid-19 na cidade de Clevelândia, a 414 km de Curitiba, capital do Estado.
Foram entregues 17 cilindros – sendo três de 1 kg, três de 7 kg e outros 11 de 10 kg. Com as doações, o Hospital Regional Estadual de Clevelândia, que contava com 40 cilindros, agora conta com quase 60 no tratamento contra a covid-19. Os equipamentos doados pelas cervejarias tiveram que passar por higienização para operarem no hospital de Clevelândia.
De acordo com informações oficiais, o Paraná contava com 97% de ocupação dos leitos exclusivos para covid-19 em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). Clevelândia, que tem população de 16 mil habitantes, tem 1.222 casos confirmados, sendo 894 recuperados.
Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com
*Monali Bassoli, jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]