Politicando – 20 de fevereiro de 2020
Política de hoje e de ontem.
Por: Léo Oliverio
- O erro de um não pode ser justificado pela imposição de outrem. Não é porque te pedem pra pular de um penhasco que você vai pular!
- O prefeito errou quando editou um Decreto às 17h de uma sexta-feira obrigando delivery do setor de alimentação local a funcionar em horário restrito, sequer abrindo no domingo à noite.
- E jogou a culpa na determinação do Exmo. Sr. Promotor de Justiça. Pelo que foi publicado pelo próprio Sr. Prefeito em suas redes sociais, o Ofício foi claro: siga o Plano SP.
- O problema foi que o governo municipal não se contentou em transcrever o que abre e fecha na fase vermelha. Ele resolveu determinar horário de funcionamento.
- Foi como fazer uma receita de bolo e incluir novos ingredientes sem conseguir imaginar o resultado. E aí, leitor, a receita desandou, claro! Empresários, furiosos (o qual me incluo) passaram o final de semana cobrando ajustes.
- O pior é descobrir, após ter que ficar em casa sem poder trabalhar, que o Plano SP é mais transparente que a água do nosso SAAET: “sem prejuízo dos serviços de entrega (‘delivery’) e ‘drive thru’”. Pra que simplificar se podemos complicar, né?
- Até para ir ao banheiro estão realizando consultas ao Ministério Público. É um órgão importante e necessário, mas há motivo para tanto medo ou receio. Ou há? Salvo engano, é o Prefeito que deve gerir o município, não o Sr. Promotor.
- E pra melhorar, os empresários receberam o ‘presente’ anual da prefeitura: carnês de ISSQN, Alvará e Taxa de Fiscalização. Tudo vencendo dia 20 próximo.
- Não pediria a isenção – até porque não pode, é renúncia de receita -, mas bem que caberia a prorrogação pelo tempo que perdurar o período mais difícil da pandemia. Afinal, os comércios estão fechados.
- E enquanto escrevia essas linhas fui informado que o Vereador Rodrigo De Pietro oficiou a Prefeitura Municipal solicitando exatamente isso. O comércio agradece!
- E para fechar, recebi elogios pela condução da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Cherno e sua equipe vem fazendo um bom trabalho, atuando em diversas frentes na busca pelo amparo aos mais necessitados.
Léo Oliverio é empresário, formado em Processamento de Dados pela FATEC Taquaritinga e Gestão Pública pela UNIVESP. Atualmente cursa graduação em Direito.