Bicicletas, móveis de escritório e presentes para pets dominam listas de Natal
O Natal não escapou dos efeitos da pandemia. Diferentemente dos anos anteriores, em 2020 foram as vendas de bicicletas, móveis de escritório e produtos e serviços pet as que tiveram melhor desempenho nos dias próximos à data, além dos serviços de entrega – segundo dados do Itaú Unibanco relacionados ao uso de cartões de crédito.
Na comparação das compras feitas no período de 1 a 26 de dezembro de 2020 contra 2019, no último Natal, as vendas de bicicletas tiveram faturamento 33% maior; as de mobiliário, 31%; e as de itens para animais de estimação, 21%. Já os serviços de entrega, ainda fortemente influenciados pelo delivery de refeições, faturaram 75% mais do que no ano passado.
“Com base nos números observados, deduzimos que o consumidor continua priorizando a adaptação do espaço doméstico para a rotina de trabalho, os cuidados com os roommates do mundo animal e a prática de esportes ao ar livre, em detrimento ou como complemento à academia”, analisa Carlos Formigari, diretor do Itaú Unibanco.