17 de novembro de 2024
ClikandoGeral

Clikando – Pela obrigatoriedade da vacinação!

Por: Gabriel Bagliotti

É meu amigo leitor, mais uma vez venho conversar com você a respeito de um tema polêmico! Desta vez, o assunto é sobre a obrigatoriedade da vacinação, não só em relação a Covid-19, mas também de todas as vacinas existentes.

Infelizmente estamos vivendo em um tempo complicado no qual algumas coisas que no passado eram básicas, como vacinar um filho, hoje já não são tão mais importantes assim.

O que chama a atenção são os dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde que apontam que cerca de metade das crianças brasileiras não recebeu todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização em 2020.

Segundo os índices do PNI, a cobertura vacinal está em 51,6% para as crianças. Por sua vez, as autoridades sanitárias afirmam que o ideal é que essa imunização fique entre 90% e 95% para garantir proteção contra doenças como sarampo (que tem índice ideal de 95%), coqueluche, meningite e poliomielite.

Neste ano, entretanto, a cobertura vacinal da primeira dose da tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) está abaixo de 60%. A da segunda dose está abaixo de 50%. Nenhuma das vacinas previstas no calendário infantil teve índices acima de 60%.

Agora se a vacinação em crianças já está abaixo da meta, imaginem em adultos!

Estamos acompanhando diariamente a corrida pela criação e desenvolvimento em escala mundial de uma vacina que combata e proteja o ser humano do novo coronavírus. Uma das mais adiantadas em fase de desenvolvimento é a chinesa Zinovac em parceria com o Instituto Buttantan.

Na última semana o tema veio a público novamente quando o Governador de São Paulo – João Doria (PSDB) afirmou em entrevista coletiva que em nosso estado a vacinação contra o novo coronavírus seria obrigatória. De pronto, defensores do presidente da república já lotaram as redes sociais questionando a decisão de Doria. E assim, mais uma polêmica foi instalada!

Acredito que todas as vacinas já existentes no mundo devam sim ser aplicadas na população. Acredito ainda que a obrigatoriedade na vacinação deva ser algo sim pensado e colocado em prática pelas autoridades.

Em pleno século 21 não podemos deixar que cientistas do mundo inteiro estudassem por anos a eficácia de um novo produto e o mesmo não seja consumido pela população.

Até a próxima!!!

*Gabriel Bagliotti é jornalista e diretor presidente de O Defensor