Gastronomia em foco – Gastronomia x Culinária
Por: Chef Bia Volante*
Diante dessas duas palavras, Gastronomia e Culinária, você sabe diferencia-las, ou acredita ser a mesma coisa?
Elas não são iguais, mas caminham juntas! A culinária é a arte de cozinhar, ou seja, confeccionar, manusear alimentos e evoluir ao longo da história tornando-se parte da cultura de cada povo. E a gastronomia é o estudo sobre tudo que envolve a alimentação, é a criatividade e a inovação da culinária.
Gastronomia é o estudo das leis do estômago, e tanto quem cozinha como quem come, deve saber combinar tradição (cultura) com criação. A tradição está no saber do povo, é ligado à terra e à exploração dos produtos da região e das estações. Já a criação está relacionada à invenção, à renovação e às experimentações. Os hábitos culinários de uma nação são a expressão de sua história, clima, geografia, organização social e crenças religiosas. Por isso o gosto ou repulsa por determinado alimento; o gosto é moldado culturalmente e socialmente controlado.
Então basicamente, culinária é a arte, a prática de cozinhar, e a gastronomia o estudo, o conhecimento! Diante disso, podemos dizer que todo Chef de cozinha é um cozinheiro, mas nem todo cozinheiro é um Chef de cozinha.
Diferenciamos um Chef pelo seu conhecimento prático, mas principalmente pelo teórico, todo o seu estudo e bagagem sobre a gastronomia. E um cozinheiro por aquilo que ele pratica na cozinha, sobre seu conhecimento prático na arte de cozinhar.
Na prática podemos ver a diferença entre elas, nos nomes dados ás receitas, e hoje trago como exemplo, uma receita simples e fácil de preparar, que leva o nome na gastronomia de Einsbein, e popularmente conhecemos como “joelho de porco”.
EINSBEIN – JOELHO DE PORCO
1 joelho de porco de 1kg
3 cebolas – cortadas em rodelas grandes
6 dentes de alho – cortados em fatias
300g de bacon
Salsinha, cebolinha e alecrim – a gosto
350ml de cerveja preta
Sal e pimenta – a gosto
Modo de preparo:
Tempere o joelho com sal e pimenta por todos os lados. Com a panela de pressão bem quente adicione um pouco de óleo e sele o joelho de porco junto com o bacon portado em cubos. Quando estiver quase totalmente selado adicione as ervar, a cebola e o alho para dar sabor e deixe refogar.
Adicione a cerveja preta e deixe refogar um pouco para que o gás da cerveja evapore. Antes de tampar a panela, verifique se o liquido de dentro da panela está cobrindo metade do joelho, se não estiver, pode adicionar um pouco de água.
Tampe a panela e deixe cozinhar na pressão por 30/35 minutos. Abra e veja se a carne está macia, se estiver retire-a, e disponha em um refratário ou assadeira.
Com o forno pré-aquecido, leve a carne ao forno por 20 minutos á 200°C.
Enquanto o joelho está no forno, coe o liquido que sobrou na panela e espere dar o tempo do forno. Passados os 20 minutos, vire a carne e regue-a com o liquido, e leve-a de volta ao forno á 250°C, por mais 20 minutos ou até acabar de dourar.
E está pronto para servir!
BOA APETITE!
Observação: Dou como opção de acompanhamento, um purê de batata, podendo ser a batata normal, batata doce ou até a batata roxa, todas ficam incríveis para acompanhar.
Curiosidades por dentro da Gastronomia
Einsbein é um prato Alemão, que tem diferentes formas de preparo. Na Alemanha, esse prato é servido com chucrute, que é uma conserva de repolho branco. A receita acima não é de um tradicional Einsbein, mas uma adaptação.
Se você chegou até aqui, não deixe de experimentar essa receita, e depois me conte o que achou nas minhas redes sociais! (@biavolante)
Obrigada!
*Chef Bia Volante é formada em Gastronomia pelo Centro Universitário Barão de Mauá – Campus Ribeirão Preto, além de possuir graduação em Administração de Empresas pela UEMG – Campus Frutal.
**Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião de O Defensor!