O que a cor da urina pode revelar sobre a saúde dos cidadãos
Líquido apresenta variações de tonalidades de amarelo conforme a alimentação, uso de medicamentos e até sinais de doenças.
A cor da urina pode dizer muito sobre a saúde da população. Infecções, desidratação, disfunções no fígado e problemas renais podem dar sinais por meio da coloração do líquido. Diariamente, os rins, após filtrarem o sangue, produzem entre 1,5 a 2 litros de urina para eliminar as toxinas do organismo.
Vale destacar que o líquido tem na composição 95% de água e 5% de minerais e outras substâncias, com variações de tonalidades de amarelo conforme a alimentação, uso de medicamentos e até sinais de doenças.
“Se a urina estiver com aparência amarelada e escura, é sinal de que o corpo precisa de mais líquidos para se manter hidratado”, explica o urologista Fábio Vicentini. “Com a falta de hidratação necessária, a urina sofre um aumento na concentração de substâncias, como cálcio, oxalato e ácido úrico”, alerta.
“Mas somente a cor do líquido também não traz um diagnóstico preciso”, salienta Jean Gorinchteyn, infectologista do Instituto Emílio Ribas.
Confira, a seguir, a lista do pode indicar as diversas colorações da urina:
Urina transparente
- A transparência indica hidratação em excesso, que pode ser prejudicial quando o corpo mais absorve do que elimina o líquido. A ingestão de água recomendada para adultos deve ser em média de 1,5 a 2 litros por dia.
Urina de cor amarelo clara
- É a cor ideal da urina, entre o amarelo claro e amarelo dourado.
Urina de cor amarelo escura
- Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica falta de água de organismo.
Urina de cor amarelo âmbar
- Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.
Urina alaranjada
- Pode estar relacionada a algum alimento e concentração de vitamina C, mas, caso seja persistente, pode indicar problemas na vesícula e doenças do fígado.
Urina rosada ou vermelha
- Essa cor pode estar relacionada à presença de pigmentos de alimentos, como beterraba, mas que não deve ser permanente. Também pode indicar presença de sangue, infecção, problemas no rim, fígado, próstata e vesícula.
Urina de cor castanha ou amarronzada
- No caso de a urina apresentar tons amarronzados, a coloração pode indicar desidratação severa e disfunção renal.
Urina esverdeada ou azulada
- Pode estar relacionada ao uso de medicação, alimentos ou ser indício de infecção bacteriana.
Urina preta
- Essa coloração indica presença da bile, relacionada à lesão no fígado, como inflamação e hepatite.
Espuma e efervescência
- É comum aparecer espuma ou efervescência em jatos fortes de urina, mas, em outros casos, pode estar relacionada à eliminação de proteína.