22 de novembro de 2024
CervejandoGeral

Cervejando – Abracerva orienta cervejarias artesanais em relação à crise do Coronavírus

Por: Monali Bassoli*

Com a pandemia do novo Coronavírus atingindo o Brasil e levando a tomada de medidas de restrição da circulação da população para reduzir os impactos da crise na saúde pública, a cadeia da cerveja está sofrendo um forte impacto do lado da demanda. Para tentar diminuir os prejuízos, a Associação Brasileira de Cervejarias Artesanais tem tomado algumas medidas.

A Abracerva publicou em seu site um artigo incentivando as cervejarias a fortalecerem atuação em rede neste momento desafiador.

“O momento também é de fortalecer o pensamento em rede. Como temos repetido diversas vezes, o mercado da cerveja artesanal independente é em cadeia. Dos fabricantes de insumos, equipamentos e tecnologia até o copo do consumidor, centenas de profissionais e empresas são envolvidas” diz parte do texto no site da associação.

Infelizmente a pandemia causará um impacto socioeconômico relevante em micro e pequenas empresas, porque, diferentes de grandes corporações, aquelas não possuem reservas ou acesso facilitado a crédito de mega instituições financeiras.

Dessa forma, viabilizar formas que possam suavizar efeitos da crise e conseguir motivar o público a apoiar pequenos negócios, onde estão incluídas as pequenas cervejarias artesanais, são as únicas maneiras de se enfrentar esse difícil momento.

“Ações coletivas de abastecimento de growlers, estreitamento de parcerias com PDVs e cervejarias se unindo para deliverys são alguns exemplos que já vimos em outros países e que podem ser aplicados aqui” complementa parte do texto da Abracerva.

E por isso, uma das saídas mais imediatas para viabilizar a geração de receita de cervejarias durante o momento atual da crise da Covid-19 é o investimento em modelos de delivery.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli, jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]