Ciclone extratropical provoca ventos de 150 km/h no Sul do BR
Um ciclone extratropical se organizou sobre o mar, entre o litoral do Rio Grande do Sul e o Uruguai e provocou ventania em vários locais do Sul do Brasil. Na manhã da sexta-feira, 3 de abril, as rajadas mais intensas passaram dos 120 km/h no litoral sul de Santa Catarina.
Confira algumas fortes rajadas de vento registradas pelos instrumentos do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia
Laguna/farol Santa Marta(SC): 153 km/h entre 10h e 11h, 124 km/h entre 7h e 8h e entre 8h e 9h, 123 km/h entre 9h e 10h, 90 km/h entre 4h e 5h;
Urubici (SC) – 105 km/h entre 4h e 5h, 104 km/h entre 3h e 4h, 101 km/h entre 6h e 7h;
Chuí (RS): 94 km/h entre 2h e 3h;
Rio Grande (RS): 78 km/h entre 00h e 1h;
São José dos Ausentes (RS): 74 km/h entre 00h e 1h;
Risco de vento forte nesta sexta-feira
No decorrer desta sexta-feira, 3 de abril, rajadas da ordem de 100 km/h ainda podem ocorrer no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e, por causa do relevo, também nas áreas mais elevadas da região serrana entre estes dois estados.
Em Porto Alegre tem
No litoral Paraná e de São Paulo, algumas rajadas de vento podem chegar aos 70 km/h nesta sexta. Nas capitais Curitiba e São Paulo e no interior destes estados, as rajadas máximas devem ser de 60 km/h.
Já no estado do Rio de Janeiro, mesmo estando na costa da Região Sul, o ciclone extratropical pode provocar rajadas de vento de até 80 km/h, incluindo a cidade do Rio .
Este ciclone extratropical se desloca rapidamente nas próximas 24 horas afastando-se cada vez mais do Brasil. Neste sábado, o sistema já não deve provocar ventos tão fortes como nesta sexta-feira. No domingo, a influência do ciclone será ainda menor.
Mar agitado e ressaca
A população de toda o litoral das Regiões Sul e Sudeste deve ficar atenta para problemas que o mar muito agitado, a ventania e a ressaca podem causar nesta sexta-feira e principalmente no sábado, 4 de abril. As ondas tendem a diminuir no domingo
Atenção aos avisos especiais da Marinha do Brasil.