Coronavírus: Brasil já tem 132 casos suspeitos
O Brasil tem 132 casos suspeitos de coronavírus, segundo o balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta quinta-feira (27). O número representa um grande salto em relação ao dia anterior, quando havia 20 casos. O aumento poderia ser ainda maior, já que outras 213 notificações foram enviadas pelos estados, mas os técnicos do ministério não conseguiram fazer a análise antes da finalização do boletim.
Na última quarta-feira (26), o governo confirmou o primeiro caso positivo de coronavírus no Brasil. Trata-se de um homem que mora em São Paulo, tem 61 anos, e veio após uma viagem a Itália.
Neste novo boletim, nenhum outro caso foi confirmado. O crescimento no número de casos ocorre em paralelo à dispersão dos casos na Europa e como consequência de mudanças no protocolo.
“A única alteração dos critérios de casos suspeitos é que agora ampliamos o número de países (agora 16) que o paciente esteve. Antes era só a China.” – João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Ministério da Saúde.
Ainda segundo o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo dos Reis, os técnicos não tiveram tempo para analisar todas as notificações recebidas das secretarias estaduais de saúde. Ele dá como certo que, entre as mais de 200 notificações pendentes, muitas serão classificadas como casos suspeitos. O secretário-executivo chegou a falar na possibilidade de cerca de 300 casos, considerando os 132 suspeitos e as notificações que ainda serão confirmadas.
Gabbardo explicou que, entre os 132 suspeitos, dois casos já foram testados para vírus respiratórios comuns e apresentaram resultado negativo. Agora, eles passam por análise específica para o coronavírus.
Entre os pacientes com quadros sob investigação, 121 têm histórico de viagem para países com transmissão da doença, outros oito pacientes tiveram contato com outros casos suspeitos, e três são contatos do paciente de 61 anos já confirmado com Covid-19.