22 de dezembro de 2024
GeralMomento Pet

Após incêndios na Austrália, 113 espécies de animais estão perto da extinção completa

Depois dos incêndios florestais na Austrália vários hectares foram devastados pelas chamas, sem contar as mortes em diversas espécies de animais.  Com isso, o Departamento Australiano de Agricultura, Água e Meio Ambiente divulgou um novo relatório que tem uma lista com 113 espécies que estão a um passo da extinção e precisam de ações urgentes de conservação.

Entre os animais que estão na lista, o dunnart e o sapo de Pugh são listados como “em risco iminente de extinção” devido à grande quantidade de habitat destruído pelos incêndios.

Embora anteriormente já estivessem ameaçadas, os incêndios florestais fizeram  a extinção completa aumentar significativamente. A maioria das espécies perdeu, pelo menos, 30% do seu habitat e existem aquelas que perderam ainda mais. A lista de prioridades conta ainda com o morcego de ponta dourada, que vive em florestas e cavernas da costa Leste, fortemente atingida pelo fogo.

Na lista ainda aparecem 13 espécies de pássaros, 19 de mamíferos, 20 de répteis, cinco invertebrados, 22 lagostins e 17 peixes de água doce. A preocupação com a extinção das espécies é mundial. As Nações Unidas propuseram a criação de áreas protegidas.

O governo austaliano deve realizar pesquisas para avaliar com precisão o impacto dos incêndios e a perda dessas espécies.