24 de novembro de 2024
DestaquesGeral

Rastreabilidade contribui para a segurança do alimento do consumidor nas festas de final de ano

É cada vez maior o número de consumidores que se preocupam com a origem dos produtos que estão à mesa. Essa atenção é ainda maior neste momento de festas, quando as famílias se reúnem para comemorações de Natal e de Ano Novo. A PariPassu, empresa de tecnologia e soluções para rastreabilidade e qualidade de alimentos, integrante do GenesisGroup, destaca a importância da rastreabilidade dos alimentos, tanto em termos de conhecimento da origem como da segurança dos produtos.

“A rastreabilidade conta a história dos alimentos: sua origem produtiva, transformações no produto, misturas de lotes e seu trajeto até o consumidor. Essa transparência da informação de cada elo da cadeia produtiva é essencial para garantir a segurança dos alimentos”, destaca Beatriz Betta, Supervisora Comercial da PariPassu.

A especialista da PariPassu destaca que a rastreabilidade é fundamental no processo que leva os alimentos do campo à mesa, pois aproxima produtores e consumidores e, assim, pode estabelecer novos hábitos e boas práticas da indústria de alimentos. “Quando os consumidores optam por saber a origem dos produtos e o caminho percorrido até o ponto de venda, estão contribuindo para mudança na cultura da base produtiva e da distribuição de alimentos, exigindo maior atenção e cuidado com as boas práticas. Isso impacta, ainda, o cenário prático da sustentabilidade”, diz Beatriz Betta.

A PariPassu preparou lista de dicas para o consumidor adquirir alimentos seguros:

  • Adquirir produtos em estabelecimentos com práticas justas de relacionamento com fornecedores de Frutas, Verduras e Legumes;
  • Verificar, sempre, as informações sobre o produto disponíveis nos pontos de venda e quando possível, acessar e ler estas informações (utilizando o QR Code, por exemplo);
  • Observar as informações disponíveis nas etiquetas impressas dos alimentos. Essa é forma mais simples e prática de identificação e deve estar presente em todos os produtos.