Rodovias paulistas terão mensagens de incentivo à prevenção do câncer de próstata em apoio à campanha “Novembro Azul”
Campanha da Sociedade Brasileira de Urologia tem objetivo de conscientizar o público masculino sobre a importância de prevenir a doença.
A ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e as 21 concessionárias de rodovias paulistas iniciam amanhã uma ação de apoio à Campanha “Novembro Azul”, da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBU-SP). Com objetivo de conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, a partir de amanhã, e durante todo o mês de novembro, serão veiculadas as frases “Previna-se contra o câncer de próstata. Procure um urologista” nos painéis eletrônicos de mensagem das principais rodovias paulistas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata (Datasus 2017) e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, sendo essa, a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. A entidade avalia que as ações de conscientização sobre a saúde masculina têm gerado resultados positivos. Os homens estão procurando mais o urologista, segundo a entidade.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação e, naqueles da raça negra, obesos mórbidos ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. Os exames deverão ser realizados após uma análise dos fatores de risco pelo urologista e ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente.