Idosos são as principais vítimas de atropelamentos no território paulista
De acordo com dados do Infosiga SP, uma em cada três ocorrências envolve pessoas com mais de 60 anos em São Paulo.
Os pedestres formam o segundo maior grupo vítima de acidentes de trânsito no Estado de São Paulo, atrás apenas dos motociclistas. E, nesse segmento, os idosos lideram as estatísticas.
Segundo o Infosiga SP, sistema de dados criado e gerido pelo programa Respeito à Vida, do Governo de São Paulo, uma em cada três vítimas pedestres tem mais de 60 anos. Segundo especialistas, a solução para esse problema passa pela adaptação do espaço urbano e, principalmente, pela condução responsável.
Nos últimos 12 meses, o Infosiga SP registrou 1.388 óbitos de pedestres em todos os 645 municípios paulistas. Desses, 500 foram de pessoas com mais de 60 anos, correspondendo a 36% do total. A maioria das ocorrências (57%) ocorre em vias urbanas e 61% acabam falecendo nos hospitais, impactando o sistema de saúde.
“Sabemos que a mobilidade dos idosos é diferente e precisamos respeitar essa condição. O espaço urbano precisa ser adequado para garantir travessias seguras, principalmente em avenidas e outras vias com grande circulação. Mas tudo passa também pela consciência de quem conduz os veículos, que deve buscar proteger pedestres de todas as idades”, salienta a coordenadora do programa Respeito à Vida, Silvia Lisboa.
Acidentes
Os dados do Governo de São Paulo revelam também os períodos mais críticos para acidentes. Mais de um terço (37%) dos atropelamentos de idosos ocorre à noite e madrugada. Os dias com maior índice de ocorrências são as sextas-feiras (18%) e os sábados (16%).
Quando analisados os veículos envolvidos nos acidentes, os automóveis estão presentes em 38% das ocorrências, enquanto as motos correspondem a 28% dos casos. O Infosiga SP também traça o perfil da vítima idosa: 68% são homens e 32% mulheres, índices bem distintos da média geral do Estado para todas as idades – 81% homens e 19% mulheres.
“Ao verificarmos os números do Infosiga SP, fica clara a necessidade de investimentos em iluminação e adequação de tempos semafóricos. O programa Respeito à Vida mantém convênios com mais de 300 cidades do Estado e muitos projetos incluem essas melhorias. Um espaço urbano pensado para o pedestre e para o idoso é um aliado importante na missão de salvar vidas no trânsito”, finaliza Silvia Lisboa.
Do Portal do Governo