Dia 27 de setembro dia de São Cosme e Damião
O dia dos santos São Cosme e Damião é comemorado em 27 de setembro pelos seguidores do candomblé, xangô, xambá, umbanda e batuque.
Já os adoradores da religião católica, celebram a data um dia antes, no dia 26 de setembro.
Assim como São Lucas, São Cosme e Damião são conhecidos como os santos padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos.
Nesta data, em quase todo o Brasil, existe um costume de dar doces e brinquedos para as crianças, que vão para as ruas a fim de receberem tais recompensas.
História de São Cosme e São Damião
Cosme e Damião eram dois irmãos árabes, provavelmente gêmeos, que residiam na região da Ásia Menor.
Eles eram médicos cristãos e demonstravam grande compaixão pelos doentes, seres humanos e animais, curando-os sem exigir recompensa.
Os irmãos ficaram conhecidos como inimigos do dinheiro e, posteriormente, foram acusados de serem inimigos dos deuses romanos.
Por conta disso, os jovens irmãos foram condenados à morte por ordem do Imperador Diocleciano, por volta do século IV d.C.
Em 1969, com a reforma litúrgica, o Calendário Romano passou a comemorá-los no dia 26, pois, considerada a importância de São Vicente de Paulo, também celebrado dia 27, preferiram não pôr as duas Memórias na mesma data. São Vicente ficou com o dia 27, já que era a data sabida de sua morte; já Santos Cosme e Damião, como não se sabe a data de morte deles, tiveram sua Memória movida para o dia 26 de setembro.
Ainda assim, católicos tradicionalistas, devotos mais antigos e as religiões afro-brasileiras que também os cultuam, como o Candomblé e a Umbanda, continuam a comemorá-los no dia 27