17 de novembro de 2024
DestaquesGeralRegiãoSaúde

Hospital São Paulo Unimed Araraquara pede doação de leite materno para Gota de Leite

Na Semana da Amamentação, o HSP alerta para estoques baixos de leite materno no posto de coleta da Gota de Leite e pede ajuda das mães que possam doar.

De 1 a 7 de agosto se comemora a Semana da Amamentação só que o posto de coleta da Maternidade Gota de Leite que atende as demandas por leite materno de recém-nascidos também do Hospital São Paulo (HSP)- UNIMED Araraquara, está com estoques muito baixos e precisa da ajuda de mães doadoras.

 Segundo a supervisora de nutrição do HSP, Juliana Artur Mula Camargo, o hospital tem uma parceria com a Maternidade Gota de Leite e através dela busca conscientizar todas as mães que passam pela maternidade do HSP sobre a importância de doar leite materno. “É um gesto que ajuda outras crianças e também o próprio filho, já que ao doar, a mãe estimula a produção de mais leite”, informa.

Outro ponto positivo de doar leite materno ressalta a supervisora de nutrição do HSP, é a preparação da mãe doadora para o momento de volta ao trabalho em que vai deixar leite armazenado para alimentar o bebê. “Então a doação de leite materno ajuda todo mundo”.

Posto de coleta

Araraquara não possui um banco de leite. A Maternidade Gota de Leite tem um posto de coleta de leite materno que recebe as doações e encaminha para o processo de pasteurização do banco de leite que fica em Ribeirão Preto. “Após o processo de pasteurização, o banco de leite de Ribeirão Preto devolve uma parcela do leite para a Gota de Leite, que divide o leite recebido também com o HSP”, conta Juliana Camargo.

Dessa forma, o Hospital São Paulo – UNIMED Araraquara está em constante campanha para conseguir mães doadoras de leite materno que possam garantir o abastecimento do posto de coleta. A supervisora de nutrição do HSP esclarece que as mães que puderem doar, devem ir até a Gota de Leite, uma única vez, para passar por uma triagem e depois de cadastradas, a maternidade irá buscar semanalmente o leite armazenado nas casas das doadoras.

Nessa triagem as mães doadoras podem levar exames realizados nos últimos seis meses que atestem a inexistência de HIV, sífilis e hepatites B e C ou podem fazer exames rápidos na própria Gota de Leite. No local, as mães irão receber orientações para a ordenha, armazenamento do leite materno coletado e higienização das mamas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, o leite materno traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento dos bebês como prevenção de infecções e de alergias, além de ajudar no sistema imunológico das crianças. O ponto de coleta funciona de segunda a sábado, das 7 às 18h30, na Maternidade Gota de Leite. Outras informações pelo telefone (16) 3303-3900, ramal 203.