18 de novembro de 2024
DestaquesEsporteGeral

Esporte: Confira os medalhistas brasileiros dos jogos Pan-Americanos de Lima

Os jogos Pan-Americanos de 2019 em Lima, no Peru chegam ao seu quinto dia, e alguns brasileiros já subiram ao pódio.

Confira o resumo de vitórias do Brasil nos jogos Pan-Americanos de Lima:

Medalhas

Ginástica

 O Brasil sagrou-se campeão por equipes no Pan. Arthur Zanetti, Arthur Nory, Caio Souza, Francisco Barretto e Luis Guilherme Porto superaram a equipe dos Estados Unidos e subiram no pódio. Os 250,450 pontos deste domingo colocariam o país na quarta posição da classificatória do Mundial do ano passado, à frente inclusive da equipe principal dos Estados Unidos.

Os 249,400 dos americanos não foram suficientes para superar os brasileiros. O Canadá levou o bronze, com 246,725. Além da medalha dourada, o Brasil conquistou também mais 12 vagas nas finais individuais. Em Guadalajara, quando o Brasil também foi ouro, Chico e Zanetti já integravam a seleção.

Ciclismo

Na modalidade foi dia de emoção para Jaqueline Mourão. Aos 43 anos de delegação brasileira nos Jogos, ela demonstrou que segue em ótima forma, e conquistou o bronze na prova do cross country feminino do ciclismo mountain bike. Foi sua primeira medalha em um Pan-americano.

Na prova masculina, o atual número 3 do mundo no ranking da União Ciclística Internacional (UCI), Henrique Avancini, conquistou a prata após superar um pneu furado durante a prova vencida pelo mexicano José Ulloa Arevalo.

Tiro esportivo

Júlio Almeida conquistou sua oitava medalha nos Jogos Pan-Americanos. Com o bronze na prova da pistola de ar, atingindo um total de 217.3 pontos na final. O ouro ficou com o cubano Jorge Potrillé, que chegou a 237.3 pontos e ainda bateu o recorde pan-americano. A prata ficou com o americano Nickolaus Mowrer, que somou 236.7 pontos.

Taekwondo

Edival “Netinho” Marques conquistou o ouro no taekwondo na categoria até 68 Kg após vencer final emocionante contra o dominicano Bernardo Pie por 17 a 14 nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019.

Com o título do paraibano de 21 anos, o Brasil chegou a três medalhas no taekwondo em Lima De quebra, o brasileiro somou 40 pontos no ranking mundial. A chilena Fernanda Aguirre e o canadense Hervan Nkogho ficaram com o bronze.

Classificações

Vôlei de praia feminino

Ângela e Carol Horta venceram seu quarto confronto no torneio de vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. A vitória por 2 sets a 0 sobre as colombianas Yuly Ayala e Díana Ríos deu a classificação às brasileiras para as semifinais, em que enfrentarão os EUA nesta segunda.

Canoagem de velocidade

Três brasileiros conquistaram vaga nas finais em suas categorias. No K1 200m masculino, Edson Silva garantiu a classificação direto para a final com o segundo melhor tempo. Quem também teve o segundo melhor tempo na bateria que participou foi Valdenice Nascimento no C1 200m feminino. Ana Paula Vergutz classificou-se para a final do K1 200m feminino.

Mais cedo, o quarteto brasileiro do K4 500m masculino disputou medalha, mas ficou apenas na sexta colocação. A medalha de ouro foi para a Argentina, seguida de Cuba e México.

Basquete 3×3

No basquete 3×3, o Brasil garantiu vaga nas semifinais do masculino. A seleção fez três jogos neste domingo. No primeiro duelo do dia, eles foram superados pela Venezuela por 22 a 20. Na seqüência, nova derrota contra o Porto Rico, por 21 a 18. Já contra a Argentina, no entanto, vitória por 21 a 16. Por conta das outras duas vitórias já acumuladas no sábado. Os atletas vão à semi, marcada para esta segunda-feira contra os Estados Unidos.

O Brasil também conseguiu a classificação no feminino. As mulheres, também enfrentarão os Estados Unidos nas semifinais. Neste domingo, as meninas foram superadas pela Argentina (16 a 13) e venceram o Uruguai (20 a 16).

Boxe

O brasileiro Abner Teixeira venceu o boxeador da República Dominicana Joaquín Lugo pelas quartas de final da categoria pesado (91 kg). Com vitória por decisão unânime dos juízes, ele avança às semifinais, em que enfrentará o cubano Erislandy Cotilla em luta marcada para terça-feira.

A também brasileira Flavia Tereza venceu a atleta da Nicarágua Fredly Ramirez pelas quartas de final da categoria até 75 quilos. Vitória sem grandes dificuldades da boxeadora e com decisão unânime dos juízes. As semifinais serão também na terça-feira. Os lutadores já garantiram medalhas com a classificação à próxima fase.