22 de novembro de 2024
DestaquesEsporteGeral

Edmílson apresenta novo clube para formação de atletas: Futebol Clube Sky Brasil

Pentacampeão firmou sociedade com o grupo japonês Skylight Inc. e focará a base do futebol nacional, visando requalificar o conceito de formação.

No mesmo dia em que se completaram dezessete anos de um gol acrobático (“de bicicleta”) marcado contra a Costa Rica por Edmílson Moraes no Mundial de 2002 foi feito o anúncio do projeto do Pentacampeão. Em sociedade com o grupo japonês Skylight Inc. foi lançado o Futebol Clube Sky Brasil, em Santana de Parnaíba (SP), município que abriga o Centro de Formação de Atletas do clube, local escolhido para moradia e treinamento dos jovens. O espaço de alojamento foi batizado durante o evento desta quinta-feira (13) como Centro de Formação de Atletas Professor Telê Santana.

“Estou bastante motivado, é um grande desafio. Busquei me preparar através de cursos e capacitações, e agora tenho a oportunidade de começar um clube ‘do zero’. Cabe-nos fazer isso corretamente e terei grande apoio administrativo. Este projeto começou a ser desenvolvido há um ano e quatro meses quando conheci o pessoal da Skylight através de uma proposta de representação institucional de um aplicativo de análise de desempenho que eles estão desenvolvendo. Nesse período foram passadas várias ideias, um pouco do que é o futebol no Brasil, com a parte educacional principalmente. Desenhamos uma proposta baseada no estabelecimento de uma identidade de clube, de atletas e de profissionais e assim chegamos à conclusão de iniciar este trabalho. Teremos duas equipes competindo nas categorias Sub 15 e Sub 17 no Estado de São Paulo com nossa ide ntidade e nossa metodologia”, disse o agora Presidente do FC Sky Brasil, que conta com Domingos Tedim como

O evento contou com as presenças do presidente da Skylight Inc., Toshiki Habutsu, e seu staff imediato, e de Edmílson, que será o presidente do novo clube. Outra presença importante foi a de Renê Santana, filho do Técnico Telê Santana, homenageado. O anúncio também contou com Élvis Cezar, Prefeito de Santana de Parnaíba, que comemorou o fato de agora haver um clube de futebol no município. Também foram apresentadas as metodologias de desenvolvimento técnico dos atletas do clube, denominada Futebol Brasil System (FBS), e de definição de identidade institucional, criada pela consultoria espanhola MBP, atuante junto a clubes, federações e atletas.

A identidade visual do FC Sky Brasil foi desenvolvida pela agência Brandigno, recentemente contemplada com “Honorable Mention” no DNA Paris Awards 2019. A mesma utilizou os pilares estruturais da identidade do clube para criar sua marca. No brasão, os três gomos da bola representam a metodologia de treinamento do clube, que defende o retorno às raízes do futebol brasileiro através do incentivo aos seus diferenciais históricos: Criatividade, Improvisação e Enfrentamento. Pensou-se ainda na integração e no trabalho em equipe nos dois eixos que ancoram o escudo, e o “laranja” presente fundem o amarelo da bandeira brasileira e o vermelho do sol nascente da bandeira japonesa referindo-se à união e à sintonia entre os países e especificamente das equipes.

“Utilizando-nos da estrutura proposta pelo planejamento e pela comunicação do clube criamos uma identidade dentro das tendências atuais de design e que acompanha inclusive a mudança que grandes clubes tem realizado em respeito a branding e identidade visual. É por isso que o FC Sky Brasil já nasce com este propósito, uma identidade organizada, bem estruturada em todos pontos de contato da marca, influenciando positivamente através do conceito criado”, afirmou Alexandre Nami Neto, sócio diretor de criação da Brandigno.

Nos eventos desta quinta, Vítor Ricci, gestor de marketing e comunicação do clube e da Fundação Edmílson, conduziu as cerimônias e apontou como se deu a estratégia original de inserção de imagem: “Buscamos aliados que se preocupassem em entender o que queríamos e queremos transmitir e não nos rendemos a trinta e duas possibilidades anteriores às versões finais, criando uma comunicação assertiva para o clube”, disse o executivo.

Por sua vez, Domingos Augusto Tedim, Diretor de Planejamento Estratégico e Administrativo-Financeiro do projeto, expôs os pontos que podem construir um clube formador com boas possibilidades de sucesso: “Queremos conhecer e trabalhar nossos potenciais atletas desde os dez anos, para que aos catorze os mais preparados e alinhados consigam se integrar ao clube como ‘alojados’ devidamente integrados ao que pensamos. Planejamento, metodologia de treinamento (FBS), organização institucional (consultoria espanhola MBP), preocupação social (Fundação Edmílson), força financeira (Skylight Japan), um bom local (Ville Sport Shows) e um município exemplar, (Santana de Parnaíba) e principalmente um exemplo vivo de como o futebol forma e transforma quando há dedicação e propósito (Edmílson). Forças bem definidas, objetivos claros e pensamento de lon go prazo e de educação e formação social”.

O Centro já conta com oito habitações coletivas de dois quartos cada, em alvenaria, no modelo de “chalés”, refeitório, piscina aquecida, espaço para fisioterapia, academia, vestiários e campo de grama natural. Pode abrigar até noventa e seis pessoas, passa por reformas, e estará pronto para alojar os elencos em sua segunda etapa (de um total de cinco), no fim de julho. Em 01 de agosto iniciam-se os treinamentos. Para 2020 pretende-se estarem redefinidos e apresentados os campos de treinamentos em grama sintética e natural e entregue uma quadra de Beach Soccer, parte do que a metodologia de formação técnica denomina “cenários” do futebol brasileiro.