Jaboticabal avança nos preparativos da Feira Nacional do Amendoim
A cadeia produtiva do amendoim se prepara para a realização de um evento de grande importância para o setor e a sociedade: a Feira Nacional do Amendoim de Jaboticabal, uma iniciativa que irá reunir as principais empresas e entidades do agronegócio.
Entre os objetivos da Feira Nacional do Amendoim de Jaboticabal estão a apresentação de novas tecnologias, a difusão de conhecimento técnico e científico e novas oportunidades de negócios. A Feira pretende ainda apresentar ao público o que podemos chamar de “Universo Amendoim”, com uma vasta cadeia produtiva, que gera empregos no campo e na cidade e divisas para o Brasil. O público vai conhecer também uma rica gastronomia, com pratos doces e salgados à base de amendoim, e se informar sobre este importante alimento, que compõe a dieta de atletas e pessoas que buscam uma alimentação saudável.
A Comissão Organizadora, composta por representantes de cooperativas, associações, iniciativa privada, governos e universidade, espera atrair um público variado. “A Feira terá um impacto não só na região, mas em outras regiões do País, que participam do negócio amendoim. A Feira vem para mostrar à sociedade a relevância da atividade agrícola, do amendoim e seu papel no fortalecimento de toda a economia”, afirma Sérgio de Souza Nakagi, presidente da Comissão. Ele fala ainda sobre a evolução da cadeia produtiva. “A parte científica e a de negócios da Feira têm o objetivo de apresentar o que existe de inovador na pesquisa, em variedades, produtos químicos, máquinas e implementos. Esta cadeia produtiva evoluiu muito, contando com boas práticas agrícolas e boas práticas de fabricação, o que fez o amendoim produzido aqui alcançar os mais exigentes níveis de qualidade, inclusive com certificação internacional”, conclui.
O evento acontece nos dias 15, 16 e 17 de agosto (quinta, sexta e sábado), com uma programação diversificada para atender desde a família ao público jovem. Produtores, técnicos e cientistas do Brasil e exterior também irão discutir os mais recentes estudos e pesquisas sobre a cultura, nas palestras técnicas e dia de campo que integram o XVI Encontro sobre a Cultura do Amendoim, evento que ocorre junto com a Feira.
Capital do Amendoim: Não por acaso, Jaboticabal detém o título de Capital do Amendoim no Estado de São Paulo (Lei 16.640 de 2018), um reconhecimento pelo trabalho de milhares de pessoas que se dedicam à cultura e fizeram do amendoim produzido na região um produto diferenciado. Além de o Estado de São Paulo ser o maior produtor de amendoim do País, Jaboticabal foi pioneira na mecanização das operações no campo, nos investimentos em pós-colheita, estudos de novas variedades e na obtenção do amendoim de alta qualidade.
Foi devido aos esforços de produtores, técnicos e pesquisadores, cooperativas, empresas e universidade que o amendoim produzido aqui não só conquistou a grande indústria alimentícia nacional, mas também abriu o mercado brasileiro e se tornou referência no exterior.
Shows, Festival Gastronômico e Oportunidades de negócios: A Estação de Eventos Cora Coralina está reservada para um verdadeiro festival gastronômico, com praça de alimentação e pratos à base de amendoim, quitutes doces e salgados, e apresentação sobre os benefícios do amendoim para a alimentação saudável e saborosa.
A entrada é franca e, no mesmo local, haverá a Feira de Máquinas e Insumos, com novas tecnologias para a cultura. A programação ainda conta com exposições sobre meio ambiente e agendamento de escolas durante o dia. À noite, entram em cena os shows, no melhor estilo sertanejo universitário, além do sertanejo raiz e até pop e rock.
15 de agosto (quinta-feira)
- 18h – Gabi Viola • 20h30 – Guilherme Tenório Violeiro e Cantador
16 de agosto (sexta-feira)
- 18h – Caio Rodrigues • 20h30 – Banda Gibão de Couro
17 de agosto (sábado)
- 12h – Divaz • 15h – Giancarlo Pessoa e Banda Kukukaia • 18h – Rafa Thor • 21h – Orquestra de Viola de Piracicaba – 21h
Inscrições para o evento científico pelo site: Também na Estação de Eventos, no auditório da Feira, ocorrerão as palestras técnicas do XVI Encontro sobre a Cultura do Amendoim, realização da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)/Unesp Jaboticabal, que reúne pesquisadores e especialistas renomados do Brasil e exterior. Para informações e inscrições, acesse www.funep.org.br ou entre em contato pelo telefone (16) 3209-1300.
Realizadores: A Feira é uma realização de entidades comprometidas com o agronegócio: Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Jaboticabal (Aciaja), Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Instituto Agronômico (IAC) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, Coplana – Cooperativa Agroindustrial, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp/Campus Jaboticabal, Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão (Funep), Laboratório de Máquinas e Mecanização Agrícola (Lamma), Laboratório de Plantas Daninhas (Lapda), Prefeitura de Jaboticabal, Sicoob Coopecredi, Sindicato Rural de Jaboticabal e Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana).
As principais empresas do setor confirmaram presença: Aminoagro, Basf, Coplana, Grupo Vittia, Ihara, Inquima, Miac, Oxiquímica, Stéfani, Syngenta, UPL, Sicoob Coopecredi; Amendofort, CMAG, Defensive, Fert Solo, ForPlant, Mosaic, Ouro Fino, Amendoforte, Sementes Esperanças; BM, Copercana, El Carmen Sementes, FMC, JLA. O apoio é da AgroAlerta, Colorado John Deere, Empório Camassutti, Herbae, Ibis, Inter Drones, Santo Antônio Garden e Viveiro, Senac, Turma do Amendoim.