Maqmóveis apresenta linha inovadora durante a Design Week de Milão
Grupo brasileiro, líder no segmento de móveis escolares, estreia no maior evento do design mundial com um produto focado na filosofia de ensino colaborativo.
De revendedor de máquinas de escrever e móveis para escritório, com apenas quatro colaboradores, em 1983, passando a grupo líder no setor de mobiliário escolar nos dias atuais, com duas fábricas no Brasil, uma em construção no Paraguai, além de um contingente de 400 trabalhadores e uma produção de 100 mil peças por mês. A Maqmóveis – empresa protagonista dessa incrível história de 36 anos – participa pela primeira vez do Fuori Salone, evento paralelo ao Salão Internacional do Móvel de Milão, de 8 a 14 de abril, e expõe durante a mostra Brazil: Essentially Diverse , organizada pela Apex-Brasil, no Museo della Permanente, a linha deprodutos Jataí, desenvolvida pelo seu hub de inovação e design MaqID .
Para o vice-presidente da empresa, Fábio Costa, “a Design Week milanesa é uma importante vitrine para o mundo, a ocasião ideal para apresentar a nossa arrojada proposta de design para o setor escolar. Representa também um objetivo alcançado, com muito trabalho, por uma equipe multidisciplinar muito capacitada”.
Projetada pelos designers José Machado e Luciana Sobral, a linha Jataí foi estudada para ser um produto de alta qualidade, coerente com a evolução do processo educativo. “A sala de aula tem se tornado, cada vez mais, uma espécie de incubadora de projetos. O modo de ensinar está mudando e os espaços precisam ser adequados a esse novo conceito. O aprendizado colaborativo requer ambientes mais dinâmicos, que ofereçam diferentes propostas de disposição dos móveis e possibilitem a alteração do layout com facilidade, auxiliando alunos e professores em suas atividades. A linha Jataí foi criada para surprir essa demanda”, explica José Machado.
Ergonomia foi outro critério importante na concepção do produto. “A nossa experiência no desenvolvimento de projetos de design para escolas nos confirma que mudar a postura durante a jornada de estudos, variando entre posições descontraídas e concentradas, ajuda o aluno ficar mais envolvido com as atividades, sejam em grupo ou individuais”, explica Luciana Sobral.
O nome da linha de produtos também não é por acaso. “Jataí é uma abelha nativa brasileira conhecida por produzir um mel de qualidade excepcional e, como as abelhas são um grande exemplo de trabalho colaborativo, achamos que seria a palavra ideal para batizar o projeto”, revela José Machado.
Os produtos da linha Jataí – desenvolvidos para atender desde o ensino infantil até adulto – são realizados com tubo de aço carbono que recebem acabamento em pintura eletrostática de alta resistência e durabilidade. Todos os tampos e assentos são produzidos com chapas de compensado laminado de madeira maciça, que garantem conforto térmico, e revestidos com laminado melamínico que oferece diversas opções de cores e texturas. Os estofados são confeccionados com espuma de alta densidade e alternativas de tecido 100% poliéster em diversas cores. O design minimalista e funcional valoriza formas retas com ângulos arredondados que visualmente comunicam conforto.
O carro-chefe da linha, a cadeira Jataí, vencedora da menção honrosa do Prêmio Museu da Casa Brasileira de 2018, tem na versatilidade a sua principal característica. O mecanismo triplo giratório blindado permite que base, assento e prancheta se movam de forma independente, adaptando este último elemento para destros e canhotos. O sistema permite o posicionamento frontal ou lateral da prancheta, fazendo com que a cadeira seja adequada para diferentes usuários e situações. O tubo que circunda a base serve como apoio para os pés, garantindo uma boa postura para pessoas de qualquer estatura.
A Maqmóveis vai exibir no Fuori Saloni quatro tipologias de artigos por um total de nove itens: além da cadeira Jataí, o elenco inclui uma poltrona baixa com mesa de apoio (que torna o ato de sentar no chão mais descontraído e super confortável), três cadeiras tradicionais (em diferentes tamanhos, para diferentes idades) e pufes modulares (para ambientes de descompressão e agrupamentos mais informais). E esta é só uma pequena parte: o catálogo completo é composto por mais de 100 itens. São disponíveis soluções para os mais diversos ambientes, como bibliotecas, laboratórios, espaços de convivência e salas de treinamento em empresas.
E mais novidades vêm por aí. “Novos produtos para a linha Jataí estão a caminho. Entre eles, móveis para armazenamento, expositores de livros, lousas e mais assentos e mesas. A expansão da família está com lançamento marcado para maio deste ano, dos dias 14 a 17, durante a feira Bett Educar, em São Paulo, que é o maior evento de educação e tecnologia da América Latina”, revela o vice-presidente Fábio Costa.
Maqmóveis – A empresa
Com uma capacidade de produção superior a 3 mil conjuntos compostos de mesas e cadeiras por dia , o grupo empresarial Maqmóveis conta hoje com mais de 26 mil metros de área fabril nas sedes de Taquaritinga (São Paulo) e Paragominas (Pará). A produção é totalmente automatizada e são constantes os investimentos em inovação tecnológica e capacitação dos cerca de 400 funcionários. É prevista para 2019 a abertura da nova unidade em Assunção, no Paraguai.
Os mais de 1 00 mil móveis produzidos por mês (não apenas para escolas, mas também para o setor corporativo, em um portfólio que inclui ainda linhas de móveis em aço, estofados e acessórios) são realizados com matéria-prima certificada. O grupo efetua todo o tratamento de seus efluentes através de estação própria e possui um sistema de captação de água da chuva para reutilização posterior. A frota própria de veículos é responsável pela distribuição em todo o território nacional.
Os designers
José Machado – com seus 20 anos de experiência no trabalho com empresas brasileiras de varejo de móveis e com a indústria – e Luciana Sobral – há 15 anos atuando como diretora de design de interiores e arquitetura escolar no estúdio Novidário – associaram o próprio know-how para criar a linha de produtos Jataí para a Maqmóveis.