3 de dezembro de 2024
Artigo / Crônica / PoemasDestaquesGeral

Artigo: Valores nas empresas – muito além dos bons salários!

Por: Alex Portilho*

A satisfação pessoal no trabalho sempre esteve associada à um bom salário, estabilidade, políticas de promoção e status.

É claro que um bom salário é determinante para a permanência em um cargo, mas num mundo de rápidas transformações, não é só isso que deve continuar sendo levado em conta hoje.

Empresas já começam a notar a necessidade de estabelecer novos horizontes para motivar seu pessoal e evitar a perda de bons colaboradores.

No Brasil, trata-se de tema que, aos poucos, passa a integrar as agendas das áreas de recrutamento. As empresas precisam se preparar para construir e praticar, com base em uma espécie de carta de princípios, uma série de valores que faça o colaborador identificar-se com a empresa, criando no profissional um interesse natural de longa relação com aquele local de trabalho.

Quando se fala em valores, é exatamente o que a palavra ostenta na prática:

  • Relações respeitosas;
  • Gestores próximos dos colaboradores e vice-versa;
  • Clareza na comunicação e na transmissão de responsabilidades;
  • Chance de apresentar críticas e sugestões;
  • Trabalho em equipe;
  • Engajamento em causas comunitárias, etc.

Qualquer situação que sirva de combustível para impulsionar a dinâmica sempre motivadora das relações de trabalho e convivência por parte de todos.

Ao estar inserido numa realidade baseada em valores autênticos, o colaborador sente que pertence ao ambiente. E ao compartilhar estes valores, sente que faz a diferença. Além de desenvolver meios que o façam pensar a fundo se deve mesmo aceitar um eventual convite de outra companhia.

Nesse sentido, o grande desafio do departamento de Recursos Humanos é buscar colaboradores que tenham fit cultural.

Ou seja, encontrar funcionários alinhados aos valores que a empresa encara como um patrimônio vital de sua existência. Quando você traz uma pessoa que tem valores diferentes daqueles que a empresa prega, provavelmente essa relação não será duradoura.

Um Código de Conduta claro e efetivo pode auxiliar no incentivo e despertar o colaborador para os valores da empresa. Quando se planeja contratar alguém engajado com esses valores, o resultado positivo que este colaborador irá entregar é muito maior.

O profissional conseguirá chegar à conclusão que o trabalho é o meio, e tem um valor muito maior que o próprio resultado. Quando trabalha em uma empresa alinhada aos seus valores, o colaborador sente que está inserido em um contexto que compartilha da sua visão de mundo. Ele sente isso como algo muito maior e impactante para a empresa e para si.

Vamos em Frente Sempre!

*Alex Portilho é bancário, professor e coaching. Tem formação em Bacharel em Administração – UNIESP “Taquaritinga”, Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos pela faculdade – UNIP “Araraquara”, Pós-Graduado em Pedagogia e Licenciado em Administração pela – CPS – Centro Paula Souza e Coaching pela Instituição “SBC – Sociedade Brasileira de Coaching”.