Travesseiros: como não dividir mais a cama com os ácaros
Dicas de manutenção garantem a durabilidade do travesseiro por dois anos.
Mesmo que a pessoa esteja limpa e deite em sua cama após o banho, o travesseiro estará mais sujo no dia seguinte. Isso porque ele vai receber suor, saliva, oleosidade da pele, alguma sujeirinha do cabelo que veio da rua e por aí vai. Tudo isso acumulado diariamente no travesseiro vai criando um ambiente maravilhoso para os ácaros.
Assim, para expulsar essas criaturas da cama e higienizar corretamente os travesseiros, especialistas dão dicas para fazer a perfeita limpeza.
Capas protetoras
O travesseiro nunca deve ser usado diretamente sobre a pele: use sempre uma fronha, que deve ser trocada de uma a duas vezes na semana. O ideal é comprar capas protetoras impermeáveis e lavá-las pelo menos uma vez por semana.
Não arrume a cama ao acordar
É isso mesmo! Parece estranho, mas faz todo o sentido. Depois de uma noite de sono e suor a cama fica úmida. Se levantar e logo cobrir o colchão e os travesseiros, a umidade permanecerá ali e você estará facilitando a vida dos ácaros. Sendo assim, deixe ventilar bem a cama descoberta e só depois de uma ou duas horas arrume.
Higienização dos travesseiros
Ventilação é o melhor caminho, mas longe do sol! Deixe o travesseiro em uma área aberta ou bem ventilada e na sombra. Isso porque o sol esquenta um dos lados e gera um vapor interno, que ajuda na proliferação de micro-organismos lá dentro. Além disso, o sol amarela o tecido.
Aspirar o travesseiro uma vez por semana também é indicado.
Lavagem não é consensual
A maioria das empresas não recomenda a lavagem dos travesseiros, pois as espumas ou fibras podem deformar e se não secarem direitinho podem virar verdadeiros paraísos para os ácaros, fungos e bactérias, provocando prejuízos à saúde. Se for preciso, melhor procurar uma empresa especializada nesse tipo de serviço.