Mercado financeiro: Bolsa de Valores fecha em alta e supera marca histórica
Dólar manteve trajetória de queda; expectativas sobre reforma da Previdência e preço do petróleo influenciaram o resultado.
A Bolsa de Valores de São Paulo (B3) superou nesta quarta-feira (9) a marca histórica dos 92 mil pontos. O Ibovespa, principal indicador do mercado de ações brasileiro, fechou o dia em pontuação recorde: 93.613, com alta de 1,72%.
Visto como um termômetro para a confiança dos investidores no País, a pontuação do indicador é medida pelo Ibovespa, formado pela cotação das ações das principais empresas listadas na bolsa.
Expectativas positivas sobre a reforma da Previdência, proposta em elaboração pelo governo federal, influenciaram o desempenho do dia. Além disso, a recuperação do preço do petróleo também gerou impactos positivos no índice.
Fortalecimento do real – Enquanto a bolsa manteve trajetória de alta nos últimos dias, o dólar segue em queda frente ao real. Também nesta quarta-feira, a moeda norte-americana fechou cotada a R$ 3,684 na venda, com recuo de 0,89%.
O real mais forte frente ao dólar também é um indicador de fortalecimento da economia brasileira e de aumento do otimismo dos investidores estrangeiros no Brasil.
Fonte: Governo do Brasil, com informações da B3, do Banco Central, do Palácio do Planalto e do Banco Fator