Museus na capital paulista para visitar durante as férias
Um roteiro pela terra da garoa para aproveitar os dias livres pela cidade.
Enfim, férias! O final de ano já passou, o ano novo já começou mas neste período os tão aguardados dias de descanso. Mas isso não significa ficar em casa. Muitas pessoas aproveitam esses dias livres para buscarem opções de roteiros para férias. Um dos grandes destinos é a cidade de São Paulo. Pensando nisso, preparamos uma lista com os lugares mais legais para visitar nesse período, todos localizados na Avenida Paulista, um dos espaços mais democráticos e cercado de histórias na cidade de São Paulo. Seja de bike ou a pé, os passeios podem ser feitos em um único dia.
Confira:
Casa das Rosas: Um casarão no estilo clássico francês, localizado no número 37 da Avenida Paulista, a Casa das Rosas é um espaço destinado para diversas manifestações culturais. Um dos edifícios remanescentes da época em que a principal via da cidade era endereço dos grandes barões do café, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico em 1985, e restaurado em diversas oportunidades.
Japan House: Localizado no número 52 da Avenida, a Japan House é um ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa para a comunidade internacional. Com entrada gratuita, o espaço está com duas opções em cartaz até o dia 6 de janeiro: Anrealage e Nonotak. O ambiente é repleto de hospitalidade e inovação, e oferece um intercâmbio intelectual entre o Japão e o resto do mundo, com exposições que priorizam interatividade e experiência imersiva. O espaço ainda possui uma biblioteca a lojinhas de souvenir, e uma vista super legal de um dos painéis mais prestigiados do artista Eduardo Kobra, que possui 52 metros de altura e 16 metros de largura, e homenageia o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
Itaú Cultural: Localizado a poucos metros da Japan House, no número 149, o espaço conta com uma programação rica e variada, com múltiplas exposições acontecendo ao mesmo tempo, além de espetáculos de teatro, música e documentários. O Itaú Cultural ainda promove cursos gratuitos.
MASP: O Museu de Arte de São Paulo foi fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand, tornando-se o primeiro museu moderno no país, e tem um dos acervos mais ricos da América do Sul, com milhares de obras. No acervo fixo, que é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, encontram-se obras de Van Gogh, Cézanne, Renoir, Monet e Picasso, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, entre outros. Os ingressos custam R$35, mas estudantes, idosos e professores pagam meia entrada. Menores de 11 anos e amigos do MASP tem direito a entrada gratuita. Mas atenção, o museu não estará aberto nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1 de janeiro.
IMS: O Instituto Moreira Salles está no número 2424 da Avenida Paulista. Inaugurado em 2017, o espaço foi um dos vencedores da categoria Arquitetura e Urbanismo do prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes. Com nove andares, todos com pé-direito duplo, o projeto do espaço foi construído a partir de conceitos sustentáveis. Além das áreas para exposições gratuitas, com mais de 1200 metros quadrados, o IMS Paulista conta também com um cineteatro, que recebe mostras de filmes, eventos musicais, seminários e debates, uma biblioteca de fotografia e salas de aula. Assim como o MASP, o museu não abrirá nos feriados de Natal e ano novo. Entrada Gratuita.