15 de janeiro de 2025
DestaquesGeralSegurança

Dicas de segurança para usar o pisca-pisca no Natal

Cuidados são essenciais para evitar curtos-circuitos e até incêndios.

O Natal se aproxima e os lares já começam a entrar no clima natalino com enfeites de natal. Porém, o famoso pisca-pisca, que tanto encanta, pode se tornar perigoso se não for utilizado da maneira correta. Para evitar acidentes, algumas dicas de dispositivos elétricos e cuidados podem ajudar! Instalações antigas, descuidadas ou desgastes no material isolante podem causar o que é conhecido como fuga de corrente. O exemplo habitual de fuga de corrente é o choque elétrico em seres humanos, principalmente quando tocamos peças metálicas.

“Comparando com instalações hidráulicas, a fuga de corrente é como se houvesse um ‘vazamento’ no circuito. Em ambas as situações, além do prejuízo estrutural, o consumo excedente reflete na conta paga pelo usuário”, explica Ricardo Martuchi da Silva, engenheiro de produtos da Steck Indústria Elétrica.

Além do salto no consumo, a depender da gravidade, a fuga coloca em sério risco aparelhos e usuários. O disjuntor, por si só, não é suficiente neste cenário, pois sua função é proteger a instalação contra sobrecargas e curto-circuitos, e não contra fugas de correntes. É preciso complementa-lo com outros dispositivos para aumentar a segurança:

“O Interruptor Diferencial Residual, conhecido pela sigla DR ou IDR, é um dispositivo capaz de detectar a fuga de corrente, desligando imediatamente o circuito e evitando o consumo excessivo de energia ou de possíveis acidentes. Choques elétricos ou até incêndios podem ser causados, por exemplo, pelas faíscas ou pelo aquecimento do circuito das pequenas lâmpadas de Natal. Embora esteja previsto em normas obrigatórias, muitas pessoas desconhecem a importância do IDR, tornando-o menos comum em instalações antigas”, alerta Lucas Machado, engenheiro eletricista da Steck.

Como as árvores de natal são geralmente fabricadas com materiais plásticos e montadas nas proximidades de cortinas e sofás, o risco de um incêndio se propagar rapidamente é muito grande. O cuidado deve ser redobrado em áreas externas, onde a presença de umidade é outro fator de risco. Opte por modelos específicos para esta finalidade e acompanhe as recomendações do fabricante. Garantir a segurança é essencial em um período que deve ser lembrado apenas pelas celebrações e bons momentos entre família e amigos.