Faltam 15 dias para o desligamento do sinal analógico de TV em Taquaritinga e região
Quem não estiver preparado para receber o sinal digital até o dia 28 de novembro ficará sem ver TV aberta.
No próximo dia 28 de novembro o sinal analógico de televisão será desligado em Taquaritinga e em outras 42 cidades da região. Após essa data, a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo à programação, todas as residências dessas localidades precisam estar com o aparelho de televisão preparado com conversor, que pode ser embutido na TV ou externo, além de uma antena digital. Os equipamentos podem ser encontrados no varejo local e são de fácil instalação. Quem não estiver preparado para receber o sinal digital nos próximos 15 dias ficará sem ver TV.
As famílias devem verificar se têm direito a receber um dos mais de 880 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor e controle remoto. A população deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para retirar os equipamentos que permitem que televisores antigos tenham acesso ao sinal digital.
Para tirar dúvidas, além desses canais, a população pode visitar um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e procurar pelo ponto de apoio da Seja Digital. Além de Taquaritinga, o sinal analógico de TV será desligado em outros 42 municípios da região: Ariranha, Bebedouro, Catanduva, Cajobi, Cajuru, Cândido Rodrigues, Cássia dos Coqueiros, Catiguá, Dobrada, Dumont, Elisiário, Embaúba, Fernando Prestes, Guaraci, Guariba, Guatapará, Ibirá, Irapuã, Itajobi, Marapoama, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Novais, Novo Horizonte, Olímpia, Palmares Paulista, Paraíso, Pindorama, Pirangi, Pradópolis, Santa Adélia, Santa Ernestina, Santa Rosa de Viterbo, Severínia, Tabapuã, Taiaçu, Taiuva, Terra Roxa, Uchoa, Urupês, Viradouro e Vista Alegre do Alto.
Sobre a Seja Digital – A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.