23 de fevereiro de 2025
Geral

ARTESP apoia “Novembro Azul” com mensagens sobre prevenção ao câncer de próstata nas rodovias de São Paulo

Campanha da Sociedade Brasileira de Urologia tem objetivo de conscientizar o público masculino sobre a importância de prevenir a doença.

A ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e as 21 concessionárias de rodovias do Estado são parceiras novamente esse ano da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo na campanha “Novembro Azul”, com objetivo de conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. Como parte da campanha, teve início hoje a veiculação nos painéis eletrônicos dos 8,4 mil quilômetros de rodovias concedidas da mensagem “Novembro azul, mês da próstata. Homem também se cuida, faça o exame preventivo”. A mensagem será exibida durante todo o mês de novembro.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, entidade com mais de 90 anos de fundação que promove a campanha “Novembro Azul”, as ações de conscientização sobre a saúde masculina têm gerado resultados positivos. Os homens estão procurando mais o urologista, segundo a entidade. No entanto, o câncer de próstata ainda é a doença mais comum e a segunda maior causa de morte oncológica no sexo masculino. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que estão estimados 68.220 novos casos no Brasil em 2018. É o tipo de câncer mais incidente nos homens (excetuando-se o câncer de pele não melanoma) em todas as regiões do País.

Mesmo com os avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem devido à doença. Atualmente, cerca de 20% ainda são diagnosticados em estágios avançados. Para reverter esse quadro é importante a realização dos exames preventivos. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação.