Taquaritinga se despede de Lynno Fernandes
A semana começou triste para os moradores de Taquaritinga (SP), que no final da tarde de segunda-feira (25), receberam a notícia do falecimento do artista Francelino Aparecido Fernandes, popularmente conhecido como “Lynno”. O rapaz, de 32 anos, foi encontrado morto em uma residência na Avenida Celso Ferreira de Camargo. Segundo as informações obtidas, Lynno teria tirado sua própria vida com o auxílio de uma corda.
O corpo foi encontrado, ainda no local, por volta das 16h, após um companheiro de trabalho ter ido até a casa verificar se estava tudo bem com o artista. Durante todo o dia, Lynno não respondeu as mensagens que lhe eram enviadas através de redes sociais, despertando preocupação de quem entrava em contato com ele.
Ao chegar ao imóvel, o jovem teria o chamado diversas vezes, porém, não foi atendido. Ao checar o interior da casa através de um vidro da porta principal, a testemunha avistou a vítima pendurada em uma escada. Uma equipe da Polícia Militar estava em patrulhamento próximo ao endereço dos fatos, e foi acionada junto com a equipe do Corpo de Bombeiros. Ainda segundo as informações não-oficiais, o lamentável fato teria ocorrido entre 11h30 e 13h, pelas condições rígidas que o cadáver possuía.
Lynno era muito conhecido em Taquaritinga (SP), cidade onde residia há quase 11 anos sem nenhum familiar próximo. O artista era natural de Itabira (MG), e ao longo de todo o período nesta Cidade, desenvolveu diversos trabalhos artísticos, como ator, diretor de teatro, assessor de imprensa, e principalmente, como recreador infantil. Além desta profissão, ele atuava como administrador de um canal no Youtube, denominado “Canal do Lynno”; página que contava com mais de 3.300 internautas escritos e já contabilizava mais de 100 mil visualizações.
Em um de seus vídeos publicados na plataforma digital, no dia 24 de agosto de 2017, o artista aborda a importância de se discutir o assunto sobre o combate ao suicídio. Ele relata que, por diversas vezes, já teria tentado tirar a própria vida, e quase teria conseguido em um desses episódios, quando possuía 19 anos. O vídeo chegou a atingir mais de 2.560 visualizações na noite de segunda-feira (25).
Lynno atingiu um grande reconhecimento artístico após realizar um show da cantora Wanessa Camargo, agora conhecida artisticamente somente como “Wanessa”, no dia 8 de junho de 2013; porém, a história não teve um final feliz. O que era para ser um sonho do artista, que sempre demonstrou um carinho enorme pelo trabalho da cantora, se tornou um problema. O artista precisou entrar em negociação com a produção da cantora para resolver o problema. Inclusive, Wanessa foi avisada da morte de seu grande fã, e se disse chocada com todo o episódio.
Por outro lado, o youtuber realizou recentemente mais um sonho: entrevistar a atriz Itzar Ituño, atuante na comentada série “La Casa de Papel” como a inspetora “Raquel Murillo”. O vídeo, divulgado no dia 8 deste mês, já alcançou cerca de 3.615 views até o momento.
O acontecimento fatal mobilizou as redes sociais, com inúmeras homenagens e relatos de boas histórias de quem conheceu e conviveu com Lynno Fernandes. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Jaboticabal (SP), e posteriormente, foi levado para a cidade onde os familiares do artista estão. As causas do fato estão sendo investigadas pela Polícia Civil.
A equipe do jornal O Defensor lamenta o trágico fato ocorrido, e enaltece que, no ano de 2017, Lynno desempenhou com maestria o seu trabalho na redação de jornalismo, principalmente dando números positivos ao então recém inaugurado Portal de Notícias online (www.odefensor.com.br).