Termina neste final de semana o horário de verão
Os relógios devem ser atrasados em uma hora.
À meia-noite deste domingo, 18 de fevereiro, chega ao fim o horário de verão, iniciado em outubro de 2017. Os relógios devem ser atrasados em uma hora.
A medida visa proporcionar uma economia de energia no Brasil, com menor consumo no horário de pico, sendo das 18h às 21h, para um maior aproveitamento da luminosidade natural.
A mudança de horário é adotada no Brasil desde 1931. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.
Em 2018 – A próxima edição do horário de verão deve começar mais tarde do que o habitual. Isso porque, no fim de 2017, o presidente Michel Temer assinou um decreto que diminui a duração do horário especial, transferindo o começo de outubro para novembro. A data de encerramento continuará no terceiro domingo de fevereiro de cada ano.
A decisão do presidente surgiu a partir de um pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal, (STF) Gilmar Mendes, que solicitou que o horário de verão de 2018 tivesse início somente após o segundo turno das eleições, em 4 de novembro — a votação será em 28 de outubro. Segundo o TSE, a mudança pedida pelo ministro visa evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados do pleito.
O ajuste do horário vale para os moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.