Alckmin assina convênios com TCE para ampliar transparência e controle externo
Arquivo Público, Ouvidoria-Geral, Secretaria da Fazenda, Detran SP e Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) realizarão trabalhos conjuntos e troca de informações com o tribunal.
O governador Geraldo Alckmin autorizou, nesta segunda-feira, 29/1, a assinatura de três termos de cooperação e dois convênios de órgãos estaduais com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). O objetivo é aprimorar e agilizar o intercâmbio de informações entre o governo estadual e o TCE, ampliando a transparência e fortalecendo o controle externo. Os termos e convênios foram firmados com o Arquivo Público, Ouvidoria-Geral, Secretaria da Fazenda, Detran SP e Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).
“O governo de São Paulo foi pelo terceiro ano seguido o primeiro lugar no ranking da transparência elaborado pela Controladoria Geral da União. Agora, estamos ampliando esse trabalho e envolvendo os municípios, ajudando para que eles também tenham ouvidorias e sistemas de compra”, declarou o governador.
Dentre os termos de cooperação está o que estabelece auxílio do Arquivo Público ao TCE na gestão e preservação de documentos, e no cumprimento da legislação de acesso a informação. Também serão realizados cursos e treinamentos visando à qualidade e eficiência da gestão pública e a execução das normas arquivísticas.
Em outro termo, a Ouvidoria estadual prestará consultoria junto a TCE, para que esse incentivea implantação de ouvidorias em todos os municípios do Estado de São Paulo. A composição de ouvidoria tem se mostrado uma ferramenta cada vez mais eficaz na interlocução com o cidadão e no cumprimento das normas de acesso à informação previstas na Lei federal nº 12.527/2011 – a Lei de Acesso à Informação. Além de cursos e treinamentos, será produzida uma cartilha com orientações, “Ouvidoria – primeiros passos”, para distribuição aos Municípios.
A troca de informações com a Secretaria da Fazenda auxiliará o tribunal no controle da formação da base de preços médios para compras realizadas pelo governo. Para isso, o TCE acompanhará as notas fiscais emitidas pelas empresas e, a partir daí, ter a referência dos preços praticados no mercado. A primeira fase da formatação da base de preços será para mercadorias do grupo de medicamentos e alimentos.
Com o Detran.SP foi assinado um convênio que prevê que o TCE acesse informações referentes a veículos de municípios sob sua fiscalização, o que permitirá um controle mais eficiente das frotas públicas.
O outro convênio assinado foi com a Junta Comercial do Estado de São Paulo, que dará ao TCE, acesso ao banco de dados dos cadastros de empresas. A medida permitirá que o tribunal realize, com mais eficiência e agilidade, cruzamento de informações que aprimorarão a fiscalização de licitações realizadas pelos municípios e pelo Estado.