21 de novembro de 2024
CidadeDestaquesGeralSaúde

Saúde alerta: evitem áreas de risco para febre amarela em Taquaritinga

Todo caso suspeito deve ser notificado

A Vigilância Sanitária Municipal reforçou nesta semana que é preciso ficar em alerta e informar a Secretaria Municipal de Saúde se forem encontrados primatas não humanos de qualquer espécie, mortos (incluindo ossadas) ou doentes, em qualquer local do município de Taquaritinga. Todo caso suspeito deve ser notificado imediatamente (em 24 horas) e deveremos tomar as providências cabíveis orientadas pelo Ministério de Saúde.

A Saúde informa que já existe uma vacina que previne a febre amarela e orienta para que a população se certifique quanto a situação vacinal contra a doença, indo até o posto de saúde mais próximo da sua casa com a certeirinha de vacinação e um documento de identidade e neste local será informado sobre a necessidade de ser vacinado ou não.

Lembrando que a novidade é que, desde abril, o Ministério de Saúde indica dose única da vacina contra febre amarela. Esta adoção atende as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A vacina contra a febre amarela no município de Taquaritinga é feita nas seguintes unidades de saúde: UBS Akio Nakashima (Jardim São Sebastião) às segundas-feiras; UBS Antônio Abbud (jardim Buscardi), às quartas-feiras; e UBS Ederaldo Pereira Marques (Vale do Sol), a partir das 8 horas. Estes horários e dias de vacinação estão sujeitos a mudanças de acordo com a procura pela vacina, e também porque trata de uma vacina que tem prazo de validade após abertura do frasco.

Se a população encontrar primatas não humanos de qualquer espécie, mortos (incluindo ossadas) ou doentes, favor entrar em contato com os bombeiros (193 ou 3253-4903), Vigilância Epidemiológica (3253-9333), Demcove (3252-22380) ou Vigilância Sanitária local (3253-6088).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade