Influência da alimentação na saúde dos cabelos
Existe uma relação direta entre a alimentação e a saúde dos cabelos. É por essa razão que muitas pessoas investem em cosméticos, mas não conseguem ter um cabelo saudável.
Muitas pessoas pensam que, para ter um cabelo bonito, bastar usar um bom shampoo e condicionador. Entretanto, a saúde do cabelo vai muito além do produto que você usa, estando relacionada também com a nossa alimentação.
→ Crescimento do cabelo
Como todos sabem, mais de 80% do cabelo é formado por uma proteína denominada de queratina. Assim sendo, uma alimentação pobre em proteínas pode dificultar o crescimento do cabelo. Recomenda-se, portanto, o consumo de carnes magras, leite, grãos, cereais, ovos e feijão.
Outro importante nutriente é o zinco, que ajuda no crescimento dos fios e sua deficiência pode fazer com que os cabelos fiquem finos, quebradiços e sem brilho. Alimentar-se de sementes, amendoim e castanhas, por exemplo, pode ajudar na manutenção de nosso cabelo. Vale frisar que alimentos ricos em ferro, como fígado e gema de ovo, auxiliam também no crescimento dos fios.
→ Queda de cabelo
A queda de cabelo está relacionada com vários fatores, como estresse e a realização de dietas restritivas. Uma pessoa que se alimenta mal apresenta deficiência de proteínas, vitaminas e sais minerais, substâncias essenciais para garantir a força dos cabelos e promover seu crescimento.
Assim sendo, para evitar a queda de cabelo, alguns nutrientes são fundamentais, tais como vitamina C, ferro, biotina (vitamina do complexo B) e vitamina B12. Além disso, é importante frisar que, para cabelos crescerem fortes, alimentos ricos em vitamina A (vegetais amarelos, como a cenoura) são essenciais.
→ Nutrição do couro cabeludo e lubrificação dos fios
Muitas pessoas não se preocupam com o couro cabeludo, entretanto, o ressecamento, que pode levar à descamação, e o excesso de oleosidade podem prejudicar o cabelo. Para que a nutrição do couro cabeludo esteja adequada, recomenda-se o consumo de alimentos com grande quantidade de vitaminas do complexo B, tais como peixes, leite e cereais.
A lubrificação dos cabelos também pode ser controlada pela alimentação. Nesses casos, a recomendação é que se inclua na dieta gorduras insaturadas, tais como azeite de oliva. Esses alimentos ajudam no funcionamento das glândulas sebáceas, as quais produzem sebo, substância necessária para a lubrificação dos fios.
ATENÇÃO: A alimentação é fator primordial para a beleza dos fios, entretanto, não se esqueça de escolher adequadamente o shampoo e o condicionador adequado para seu tipo de cabelo e sempre opte por produtos que possuam filtro solar.
Por Ma. Vanessa dos Santos/brasilescola.com