2 de novembro de 2024
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Procon de Taquaritinga estará nas lojas para averiguar eventuais desajustes quanto à lei

O Procon revela os sites que devem ser evitados pelo internauta ao fazer compras durante a Black Friday Brasil 2017 – ação de vendas que, esse ano, tem data marcada para hoje (dia 24, sexta-feira). Na lista constam 518 lojas virtuais, até o momento, e todas as páginas citadas tiveram reclamações de consumidores registradas no Procon-SP, foram notificadas e não responderam ou não foram encontradas. Você pode conferir a lista completa na página do Procon-SP (http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite).

Desde setembro a diretoria de fiscalização da Fundação Procon-SP já vem monitorando os preços dos artigos mais procurados, assim como os sites de vendas mais populares. A equipe de tecnologia já trabalha para facilitar o registro de queixas do consumidor. De acordo com a diretoria de fiscalização, as equipes do Procon estarão de olho nas falsas promoções, na falta dos produtos ofertados,  ausência de informações precisas para o consumidor e precificação, entre outras exigências do Código de Defesa do Consumidor.

Em Taquaritinga – A coordenadora do Procon em Taquaritinga, Dra. Kattia Leandra de Oliveira, informa que na cidade poderão ocorrer fiscalizações nas lojas para averiguação de eventuais desajustes quanto à lei. “Todo cidadão deve ser fiscal e acompanhar se a loja está seguindo a lei” declara Dra. Kattia.

Ao observar situações atípicas o consumidor deve juntar documentos que comprovem o fato e se dirigir ao Procon para formalização da reclamação.

Dicas – Verifique nos dias que antecedem a Black Friday o preço dos produtos que deseja adquirir e compare-os com valores oferecidos no dia da promoção. Não é raro notar lojas que aumentam os preços nos dias que antecedem a promoção para baixar o valor no dia, dando a falsa sensação de um desconto;

As garantias dos produtos comprados devem ser mantidas: a promoção não deve remover a garantia do produto ofertada pelo fabricante. Na dúvida, orienta-se com o vendedor quanto ao período de garantia oferecido pelo produto/marca;

Fique atento à troca: as empresas não são obrigadas a trocar produtos, mesmo com defeito. No caso de seu produto apresentar defeito, o correto é encaminhá-lo à Assistência Técnica. Se a loja oferece a troca, ela faz por mera liberalidade, é um “plus” oferecido ao cliente. O mesmo ocorre quando a troca é por erro de modelo, cor ou tamanho (caso do vestuário), onde a loja pode definir se fará a troca e qual é o prazo.

A coordenadora do Procon de Taquaritinga, Kattia Leandra de Oliveira, esclarece que está à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários. Seu atendimento presencial é de segunda à sexta, das 8h às 12h, na Rua Campos Sales, 408 – Centro. As reclamações podem ser realizadas também via internet, através do site http://www.procon.sp.gov.br.

 

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