Encontro Municipal do Meio Ambiente contou com ambientalistas e professores de universidades da nossa região
Também o soldado Mazzola do Corpo de Bombeiros deu explicações sobre incêndios na Serra do Jabuticabal
Realizado nas noites de 21 e 22 de setembro, na Câmara Municipal de Taquaritinga, o Encontro Municipal do Meio Ambiente numa iniciativa da Secretaria Municipal de Obras e Meio Ambiente, com apoio da Prefeitura de Taquaritinga, em colaboração com a ONG Caporanga, recém-formada na Cidade, tendo como presidente a engenheira agrônoma Carla Ogata.
Na quinta-feira (21), houve a participação do biólogo e diretor da pasta municipal, Rodrigo Abreu, do Jardim Botânico de Taquaritinga, falando sobre a Avifauna, e, logo após, uma das representantes da ONG Caporanga, fez uma apresentação de todos os setores desenvolvidos pela ONG, situação que, a exemplo de Rodrigo, mereceu aplausos das pessoas presentes ao evento.
Em seguida, a engenheira agrônoma Carla Ogata, abordou o tema “Por uma Cidade mais verde”, destacando, principalmente, como é feita a poda de árvore, sua plantação e quais os meios para que isso possa acontecer. Um sucesso, sem dúvida.
Na oportunidade, falou também o vice-prefeito Luiz Fernando Coelho da Rocha, que enalteceu o encontro e agradeceu a presença dos participantes, caso dos integrantes da ONG Caporanga. O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Marcos “Bonilla” também fez importante esclarecimento sobre o acontecimento, lamentando, apenas, a pouca participação do público na Casa de Leis.
Já na sexta-feira (22), no segundo dia do encontro, professores da Unesp de Araraquara utilizaram da palavra. Dra. Raquel Regina Duarte Moreira, desenvolveu o tema relacionado a plantas medicinais e práticas integrativas e complementares de saúde pública.
Já o professor André Gonzaga dos Santos, discorreu tema sobre a Fitoterapia, plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos na atenção primária à saúde. Também o professor Caio Humberto Perego teve a sua participação, e, por último, o soldado Edelton Mazzola, 1º sargento do Corpo de Bombeiros de Taquaritinga, que, explicou, detalhadamente, o que fazer, quando acontecem incêndios, destacando os da Serra de Jabuticabal.
Os dois dias do encontro ambientalista foram conduzidos pelo secretário municipal de Obras e Meio Ambiente da Prefeitura, engenheiro Luís Carlos Lorençano, que agradeceu a todos pela oportunidade, prometendo novas reuniões sobre os temas desenvolvidos.
O evento foi totalmente gratuito, sendo que, durante as palestras, os participantes mostraram formas de como se tornar um cidadão consciente e atuante na preservação da natureza, além dos conhecimentos necessários para melhorar a saúde e bem-estar
Foto: AIPMT
Foto: AIPMT