Atentados de 11 de setembro completam 16 anos
3 mil pessoas perderam suas vidas
Um dia jamais esquecido pelos americanos e pelo mundo. O pior atentado terrorista aconteceu em 11 de setembro de 2001. Os atentados foram uma série de ataques suicidas contra os Estados Unidos, coordenados pela organização fundamentalista islâmica al-Qaeda.
Para aqueles diretamente afetados, o 11 de setembro é a “data mais temível” do ano e o estresse pós-traumático pode continuar pela vida inteira do indivíduo, diz Charles Strozier, um psicanalista e autor de um livro que documenta as experiências de sobreviventes e testemunhas.
Muitos estão convencidos que, mesmo após os recentes ataques terroristas tenham focado a Europa, é Nova York, o coração que bate no mundo ocidental, que continua sendo o alvo principal.
Com uma força policial de 38.000 homens que vigia os espaços públicos da cidade, uma massiva rede de câmeras que oferece vigilância 24 horas e campanhas onipresentes para lembrar os cidadãos “se você ver algo, diga algo”, são todos alertas do custo da segurança.
Desde os atentados em 2001 a cidade tem tido sua própria unidade antiterrorismo, que hoje tem cerca de 2.000 pessoas e representantes em várias capitais estrangeiras.
O Memorial 11 de setembro, com 2 crateras de granito preto imensas, construídas no local das Torres Gêmeas, se tornou um local de meditação e luto não somente para os residentes de Nova York, como também para o mundo todo.
*Com informações portalmie.com.br
Fotos: Internet