USP busca crianças para pesquisa que usa videogame contra a obesidade
Um projeto da USP de Ribeirão Preto busca crianças voluntárias a participarem de um programa que utiliza o videogame como ferramenta contra a obesidade e o sedentarismo. O objetivo é constatar os efeitos de jogos eletrônicos de dança e simulação de esportes como estímulo para atividades físicas reais e para um estilo de vida mais saudável.
A iniciativa tem base em uma pesquisa apontando que 30,9% das crianças matriculadas em escolas estaduais estão acima do peso, condição associada à preferência delas pelo videogame e TV em detrimento dos exercícios.
Para participar, as crianças precisam estar acima do peso e ter entre 6 e 11 anos. Elas passarão por avaliação médica, orientações com nutricionista, além de testes de massa corporal, altura, peso e ansiedade.
Depois de inscritas, elas devem permanecer pelo tempo mínimo de três meses no projeto. As sessões acontecem duas vezes por semana no Laboratório de Exercício e Mídia Interativa, anexo ao Ginásio Poliesportivo da Escola de Educação Física.
Os pais interessados, devem enviar e-mail para [email protected] ou entrar em contato pelo telefone (16) 99205-5347.
Em uma pesquisa com 505 crianças matriculadas em escolas da rede estadual de Ribeirão Preto, a educadora física apontou que 30,9% delas estavam acima do peso. A maioria delas, em torno de 92, tinha sobrepeso, enquanto 63 já apresentavam traços de obesidade.
Além da alimentação desregrada, com açúcar, fast food e refrigerantes, ela notou que 65% dos participantes não praticavam atividade física, mas que a grande parte deles – 74% – admite usar equipamentos eletrônicos diariamente.
*Com informações G1.com