21 de dezembro de 2024
DestaquesEconomiaGeralRegião

Com alta na safra da laranja, Bebedouro gera 9 vezes mais empregos que em 2016

Foto: Reprodução G1.com

Com uma das melhores safras da laranja nos últimos dez anos, Bebedouro (SP) gerou nove vezes mais vagas com carteira assinada entre janeiro e julho deste ano, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Mesmo com uma queda pontual em julho, um dos principais polos citricultores do país abriu em sete meses 5.554 oportunidades com carteira assinada, diante de 611 no mesmo período do ano passado, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Enquanto indústria de transformação e comércio fecharam, juntos, 359 vagas, a agropecuária se destacou com um saldo de 5.686 postos, seguido pelo setor de serviços, com 220.

O índice foi garantido pelo resultado positivo registrado no primeiro semestre. Em abril, Bebedouro foi uma das quatro cidades que mais geraram empregos no interior.

O bom momento da agricultura se explica pela safra da laranja, 15% acima da média dos últimos dez anos, segundo Flávio de Carvalho Viegas, presidente da Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus). Para 2017, a previsão é de que a produção totalize 364 milhões de caixas, 80% delas direcionadas para a exportação.

Em uma das fazendas do município, dois mil colhedores foram contratados por oito meses, com previsão de permanecerem por mais dois meses para a colheita da laranja temporona, retirada no período de entressafra.

*Com informações G1.com

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade