Uma chuva de estrelas cadentes, os raios dourados que descem o céu e duram poucos segundos, pode ser vista na madrugada deste sábado, 12. O fenômeno  foi o da entrada dos meteoros ‘Perseidas’ no planeta e teve maior evidência nas localidades mais ao norte do globo.

No Brasil, as regiões Norte e Nordeste conseguiram ver mais nitidamente a chuva. A visão no Sudeste foi menor. O fenômeno aconteceu entre 4 e 6 horas desta madrugada.

A causa da chuva de estrelas cadentes Perseidas é a passagem da Terra pela trajetória do cometa swift – tuttle. “Um cometa deixa pedacinhos, deixa meteoros por onde passa. Quando o planeta atravessa esse caminho, alguns meteoros entram na terra. O raio de luz, a estrela cadente, é sinônimo do meteoro se queimando devido a seu atrito com a atmosfera”, explica Roberto Costa, professor de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP).

O nome Perseidas está relacionado ao ponto de origem dos meteoros, que neste caso vêm do norte, da Constelação de Perseus. É exatamente por isso que a visualização da chuva é maior nas regiões mais ao norte do globo. Em outras épocas, os meteoros Orionídeas podem ser vistos na altura das estrelas Três Marias. Já os Leonídeas, quando caem sobre a Terra, são mais evidentes na direção nordeste do céu.

A chuva de meteoros não representou risco ao planeta porque eles são pequenos. Seria um problema apenas se esses meteoros não se dividissem e, com grande diâmetro, caíssem sobre a Terra. “Mas esse risco é praticamente irrelevante”, diz Costa.

*Com informações A Cidade On