A partir deste domingo, Ribeirão Preto recebe o Fashion For You
Mais do que vestir as pessoas, a indústria da moda sustenta uma extensa cadeia produtiva, movimenta a economia e emprega muitos profissionais.
Prova da força deste mercado, dados da Associação Brasileira de Indústrias Têxteis (ABIT) mostram que o setor emprega, em média, 1,5 milhão de pessoas de forma direta e 8 milhões de forma indireta.
Além disso, o setor têxtil é o segundo maior empregador da indústria de transformação, perdendo apenas para o de Alimentos e Bebidas. Além disso, é o segundo maior gerador do primeiro emprego no País.
Segundo o presidente da Companhia Paulista de Moda, Reginaldo Fonseca, a indústria da moda é um grande negócio. “Estamos falando do segundo maior mercado do mundo, que movimenta a economia como um todo”, afirma.
Desta forma, eventos de moda – como o Fashion For You, que começa dia 13 no RibeirãoShopping – envolvem inúmeras pessoas, direta e indiretamente. “É uma troca de experiências, informação e conhecimento muito grande”, comenta Fonseca. “Assim, só traz benefícios para a cidade e empresários da região, pois quanto mais informar de forma positiva e consciente, muito mais será vendido”, reforça.
De acordo com o economista e professor da FEA/USP-RP, Edgard Monforte Merlo, a indústria da moda é muito importante, até mesmo para a manutenção dos empregos no País. Isso porque o setor têxtil gera muitos empregos, desde o campo, passando pela indústria até o varejo.
“Há uma tendência no Brasil e América Latina que é o luxo acessível. Antigamente, a moda e o luxo eram privilégio de poucos. Nos últimos anos, as empresas perceberam que podem fazer produtos da moda, diferenciados, e com preço acessível”, explica.
E, a partir desta tendência, se eleva o volume de vendas e, consequentemente, o número de empregos.
“Ao ter produtos de alto custo, as vendas eram menores e, com isso, o número de empregos também. Hoje, com um maior volume de vendas, há uma maior geração de postos de trabalho. Essa é a grande importância: adicionar valor à sua cadeia e gerar empregos”, finaliza.
O evento, que será realizado entre 13 e 18 de agosto, proporcionará uma imersão no universo fashion, em que o público poderá conferir desfiles, exposição, workshops e palestras com grandes nomes da moda nacional, como a digital influencer Mônica Salgado, e modelos internacionais, como a angolana Maria Borges, uma das ‘Angels’ da Victoria’s. Secret.
*Com informações A Cidade On