22 de novembro de 2024
CulturaDestaquesEconomiaGeralRegião

Bueno de Andrada poderá ganhar ‘vagão food truck’ para fomentar turismo rural

Bueno de Andrada poderá ganhar ‘vagão food truck’ para fomentar turismo rural

Bueno de Andrada já possui uma reconhecida vocação gastronômica. As coxinhas do distrito de Araraquara levaram o nome do local Brasil a fora e agora, a Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural (Abatur), propõe que a Estação Ferroviária receba um vagão de carga para exposição cenográfica junto a plataforma construída em 1898.

“Vamos estudar a possibilidade de encaminhar um projeto para que se fixe um vagão de carga ao lado de um armazém onde era depositado o café de fazendas da região. Seria mais uma atração turística, um café ou uma lanchonete, por exemplo”, explica o vereador Elias Chediek, presidente da Comissão Especial de Estudos Parque dos Trilhos, da Câmara Municipal.

Segundo o presidente da Abatur, é uma boa oportunidade para ampliação das opções gastronômicas do distrito. “Seria uma espécie de food truck, com comidas de milho, caldo de cana, enfim, comidas típicas da roça”, enfatiza.

A estação ferroviária foi utilizada por muitos anos para escoamento de café produzido por Antônio Joaquim de Carvalho em sua fazenda localizada no distrito rural.

Atualmente há a intenção de restaurar duas locomotivas, um carro vagão da Cia. Paulista e um carro de passageiros de primeira classe construído pela Estrada de Ferro de Araraquara (EFA). As composições estão sendo inventariadas para que em seguida a restauração seja orçada e o projeto desenvolvido através da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac).

Existem propostas de projetos para implantação do Trem Turístico entre as estações ferroviárias de Araraquara e de Bueno de Andrada com escala de parada no Pinheirinho e futuramente o transporte de passageiros sobre trilhos para interligar os bairros em área urbana, utilizando-se as linhas férreas existentes a serem preservadas.

Na próxima quinta-feira, 10 Agosto de 2017, a partir das 14h30, no Plenarinho da Câmara Municipal de Araraquara, acontece a reunião dos membros da Comissão Especial de Estudos para Preservação da Memória Ferroviária e do Patrimônio Histórico, para providências de medidas protetivas ao patrimônio municipal. O encontro é aberto ao público.
*Com informações A Cidade On

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu Aceito a Política de Privacidade