A tradicional festa ‘Gay Sapatão’ pode ser cancelada em Araraquara, por pressão LGBT
Votação entre alunos teve margem apertada, mas venceu a opção pela não realização do evento
Está prevista para o dia 7 de julho o acontecimento da festa ‘Gay Sapatão’, anualmente realizada pelo Conselho das Entidades Representativas da Unesp de Araraquara (Cerua). Porém, a festa pode ser cancelada em 2017 e até ser extinta do calendário de eventos universitários da cidade nos próximos anos. No evento, os homens costumam ir vestidos com roupas femininas, e as mulheres, com trajes masculinos.
A Coletiva BE, grupo de estudantes unespianos que atuam em defesa da causa LGBT, levou o assunto para discussão e reivindicou o fim da festa. Não é a primeira vez que isso ocorre, mas este ano o movimento ganhou um reforço importante.
Em um plebiscito realizado entre os dias 26 e 27 em todos os quatro campi da universidade em Araraquara saiu como vitoriosa a opção pela não realização da festa, com 590 votos. Outros 554 optaram pelo sim e houve 43 abstenções.
Após o resultado, o Cerua ainda não se posicionou oficialmente sobre o caso, até porque o grupo é composto pelos centros e diretórios acadêmicos da faculdade, juntamente com a Atlética. Até então, a informação passada, por ora, é que haverá uma reunião ainda hoje para discutir sobre a realização ou não do Gay Sapatão ou de outra festa com outro nome na mesma data. A decisão da realização ou não do evento vai caber ao Cerua.