Presidente da Câmara quer mais médicos cubanos em Taquaritinga
Rodrigo de Pietro diz que essa mão-de-obra ‘ajudaria’
O presidente da Câmara de Taquaritinga, Rodrigo de Pietro, aproveitou a reunião legislativa de segunda-feira (12) para solicitar que a Prefeitura estude a possibilidade de fazer a contratação de mais médicos cubanos para trabalharem em Taquaritinga.
Ele alerta que em decisão tomada em reunião no último dia 27 de abril, o Ministério de Saúde passou a permitir que os municípios façam a contratação dos profissionais diretamente com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e, portanto, sem o intermédio do governo federal.
A cidade de São Paulo, por exemplo, já conta com 100 médicos cubanos contratados diretamente por meio de convênio com a OPAS – além dos profissionais já alocados no Município, por meio do Mais Médicos.
“A contratação de médicos estrangeiros seria uma saída para amenizar a grave crise na área de saúde pela qual passa Taquaritinga, com reflexos diretos na população. Essa mão-de-obra ajudaria a reduzir as filas no chamado atendimento primário”, justifica o presidente da Câmara.