Matão ganha novas árvores para celebrar nascimento de bebês
Cerca de 20 mil mudas já foram plantadas desde a criação do projeto
O domingo (28) foi dedicado ao meio ambiente em Matão (SP). Voluntários de um projeto do município realizaram o plantio de 120 árvores, uma para cada criança nascida no mês passado, e contribuíram para a arborização da cidade.
Um dos bebês que ganharam árvores foi Gustavo da Rocha, nascido em 4 de abril. Seus pais receberam o convite para o plantio quando foram registrá-lo no cartório e, com a ação, realizaram um desejo cultivado desde a gravidez.
Durante a gestação, a fisioterapeuta Jussara Machado da Rocha falava para o filho que ele teria uma árvore assim que nascesse e o plano se concretizou no domingo, com o plantio de um ipê.
Um nascimento, duas vidas
O projeto Matão Mais Verde atua para arborizar a cidade a cada nascimento. O primeiro a ser celebrado com o plantio foi o de Patrícia Fernandes, há 11 anos, e o que era uma muda se transformou em uma grande paineira.
Ao todo, foram cerca de 20 mil árvores plantadas. As mudas são doadas e o plantio é feito em locais públicos escolhidos pela prefeitura, que também cuida das árvores.
No domingo, a ação aconteceu no canteiro central da Avenida Baldan, mas também já foram realizados plantios em áreas que estavam degradadas, como margens de rios, córregos e nascentes.
“Nós tínhamos aqui na cidade de Matão várias nascentes que praticamente não tinham árvores e hoje todas as nascentes, inclusive a do nosso Rio São Lourenço, foram contempladas com um plantio maravilhoso”, disse Antonio Bandeli, um dos integrantes do projeto.
Doações
Pessoas interessadas em doar mudas podem entrar em contato com o Departamento do Meio Ambiente da prefeitura pelo telefone (16) 3383-4060.